infraestrutura

Moradores fazem abaixo-assinado por reforma na Praça dos Bombeiros

Dandara Flores Aranguiz

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Mais de 1,4 mil pessoas que frequentam e que residem nas proximidades da Praça João Pedro Menna Barreto, a Praça dos Bombeiros, assinam um abaixo-assinado pedindo por melhorias no local. Ao todo, 1.473 pessoas assinaram o documento, que foi entregue em mãos ao prefeito Jorge Pozzobom na última sexta-feira.

Na lista de melhorias, os moradores pedem policiamento 24h, com instalação de um posto da Brigada Militar ou da Guarda Municipal, a limpeza diária e poda das árvores, bancos e lixeiras novas, o conserto do portão na pracinha de brinquedos, novos aparelhos de ginástica, iluminação, além da colocação de um abrigo na parada de ônibus.

- Lugar para sentar, quase não tem. Como não tem policiamento, a gurizada faz bagunça de noite, tem gente que arranca as madeiras dos bancos e fica brigando com os outros - relata Líbia Magali Villwock, que mora em frente à praça, na Rua Coronel Niederauer, e faz parte da comissão de moradores que colheu as assinaturas na região.

A prefeitura informou que os serviços de manutenção são feitos constantemente nas áreas públicas da cidade, de acordo com os protocolos abertos pelos contribuintes e respeitando um cronograma. Em relação à iluminação pública na Praça dos Bombeiros, a Superintendência de Comunicação informou que a manutenção é feita com base nos pedidos que chegam até o Executivo, e que a empresa responsável por esse serviço atende os pedidos protocolados, em média, num período de até 24 horas.

Trânsito na Ernesto Beck ficará bloqueado para obras de recuperação asfáltica

Em relação aos bancos e lixeiras, a prefeitura disse que não há, no momento, previsão para melhorias e reposição, mas a situação será avaliada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Sobre o abrigo do transporte coletivo, o Executivo informou que não há recursos disponíveis no momento para a reposição da estrutura, mas que a prefeitura aguarda liberação de parte dos R$ 28 milhões do Finisa para que sejam feitas melhorias em paradas da cidade e, possivelmente, esse ponto seja um dos contemplados.

Já sobre a segurança, a Guarda Municipal (GM) informou que faz rondas constantes no local, pois a praça é um dos pontos de parada e observação da equipe, e que o telefone 153, da GM, está à disposição da comunidade. A Secretaria de Infraestrutura de Serviços Públicos disponibiliza o número (55) 3223-1616 para que os contribuintes abram protocolos em relação a outros serviços de infraestrutura.

Segundo a pasta, existe, inclusive, um telefone junto à secretaria para atender exclusivamente serviços de iluminação pública, pelo número (55) 3222-0733.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Alunos do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti visitam o Diário Anterior

Alunos do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti visitam o Diário

123 vagas de emprego para quarta-feira em Santa Maria Próximo

123 vagas de emprego para quarta-feira em Santa Maria

Geral